Tens antiguidades em casa? Podem valer uma fortuna


Matteo Squillante (Colaborador do idealista news)
Muitas vezes, as antiguidades que poderás ter em casa não são apenas joias ou obras de arte, mas também produtos vintage que podem ter grande valor colecionável. Elas podem variar desde brinquedos antigos, como bonecas, até peças de mobiliário, como candeeiros e espelhos.
O primeiro passo para identificar esses itens é fazer um inventário do que tens em casa. Aproveita para rever cada peça, procurando marcas ou assinaturas que possam indicar a sua origem ou fabricante. Lembra-te: a condição em que são mantidos é muitas vezes um fator-chave para determinar o seu valor, portanto, fica atento a quaisquer danos ou sinais de desgaste. Deixamos-te alguns dos melhores objetos vintage: podes decidir revendê-los ou usá-los para embelezar a casa.
Como localizar objetos de valor em casa
Antes de mais nada, é importante conhecer a origem dos objetos. Uma peça com uma história interessante ou de um período histórico significativo pode ter um valor inesperado.
Outro aspeto a considerar é a qualidade do objeto. Aqueles feitos com materiais preciosos ou com técnicas especiais de processamento são muitas vezes mais valiosos. Além disso, o desgaste pode afetar o valor de um objeto: uma peça em excelente estado geralmente será mais apreciada do que uma danificada ou mal conservada.
Por fim, lembra-te que a raridade aumenta o valor. Um item produzido em massa terá menos valor do que um artesanal ou edição limitada. Uma pesquisa online pode ser um bom ponto de partida. Há também livros e catálogos especializados que podem ajudar-te a identificar e avaliar os teus itens.

Os objetos antigos mais populares e valiosos
Para o vintage há um mercado de pessoas apaixonadas. Com base no interesse dos colecionadores, portanto, podes determinar se a tua herança tem mercado. Aqui está uma lista de alguns colecionáveis que podem ter grande valor:
- Moedas antigas, especialmente aquelas que são raras ou têm má cunhagem, podem valer uma fortuna. Se tens uma coleção de moedas, pode valer a pena tê-la avaliada por um especialista.
- Selos raros: os selos também podem ter grande valor, especialmente se forem raros ou se vierem de um determinado período histórico.
- Joias vintage: jois antigas ou vintage podem ser muito valiosas, especialmente se forem feitas de ouro ou prata e contiverem pedras preciosas.
- Livros antigos, principalmente aqueles com capa dura e em bom estado, podem valer muito. Se tiveres uma estante cheia de livros antigos, talvez seja hora de avaliá-la.

Como reutilizar itens vintage raros
Para identificar um item vintage raro, é importante conhecer os traços distintivos da época em que foi produzido. Por exemplo, móveis dos anos 50 podem ser reconhecidos pelas suas linhas limpas e cores brilhantes, enquanto a cerâmica do século XIX geralmente apresenta designs intrincados e atenção especial aos detalhes. Além disso, a presença de uma marca do fabricante ou de um rótulo original pode indicar a autenticidade do objeto.
Entre os produtos mais indicados para serem reutilizados destacamos os vinis ou gira-discos, agora cada vez mais populares graças às reedições de grandes álbuns de música do passado. Muito populares também são as máquinas de escrever que, mesmo não funcionando, têm um grande impacto cénico.
Considera também recuperar cartazes publicitários antigos ou placas decorativas que, se devidamente restauradas, podem dar um novo tom aos teus móveis.
