Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Quando pedir a avaliação da casa que se quer comprar?

Especialistas consideram que há dois momentos chave e explicam como proceder.

Quando se está à procura de casa para comprar, uma avaliação servirá para se saber se o preço está alinhado com o mercado, se o vendedor está a pedir muito dinheiro ou até se está em causa uma grande oportunidade de negócio. O resultado do estudo feito pelo técnico avaliador pode servir de base para negociar melhor o preço de fecho da transação. Por outro lado, também é fundamental para se pedir um crédito à habitação.

Então quando se deve pedir uma avaliação do imóvel? Há dois momentos chave, segundo explicam desde o idealista/creditohabitação.

Quando se está a negociar o preço com o vendedor. Pode servir como ajuda para ajustar o preço, caso a casa esteja à venda por um valor acima do que é apresentado na avaliação. Mas deve ter-se em conta que, na eventualidade de não se efetivar a compra do imóvel, há que assumir esse custo.
Quando é necessário pedir um empréstimo para a compra de casa e já se tem o crédito habitação aprovado em alguma entidade. Este é o momento mais recomendado, uma vez que o cliente já sabe qual a casa que quer adquirir e sabe que o seu empréstimo é viável.
“Um cliente tem liberdade para solicitar uma avaliação de qualquer imóvel, mesmo que não a vá comprar, sempre que tenha autorização do proprietário para permitir que o técnico avaliador aceda à mesma”, esclarecem os especialistas do idealista/creditohabitação.

No relatório de avaliação é apresentado o valor de mercado do imóvel e também o valor de referência para os seguros. “É importante saber que o valor de mercado indicado na avaliação será o ponto de referência dos bancos para o montante final concedido no crédito habitação”, alertam.

Fonte ImoLeite: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/09/16/44605-quando-pedir-a-avaliacao-da-casa-que-se-quer-comprar (16.09.2020)

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS