Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

O que esperar do imobiliário em 2020

Este guia vai ajudar-te a preparar o ano que acaba de arrancar. Oportunidades e riscos vistos à lupa.

O imobiliário voltou a dar que falar em 2019 e tudo aponta para que 2020 seja outro ano quente para o setor. Depois de anos marcados pela aposta na reabilitação, a construção nova está agora ao rubro, com projetos sobretudo orientados para a classe média portuguesa. Mas, tanto do lado dos profissionais como do Governo, a expectativa é que esta oferta seja ainda insuficiente para a procura de casas que existe, havendo, por isso, espaço para mais investimento em promoção imobiliária destinado a venda ou arrendamento. Por outro lado, o segmento de alta gama continua a dar sinais de forte dinamismo.

No meio de tudo isto, as projeções do mercado imobiliário apontam para que os preços das casas continuem a subir, ainda que de forma mais contida, evitando-se assim, no entender dos especialistas, uma bolha imobiliária em 2020.

E a previsão para o mercado imobiliário não é apenas animadora no mercado residencial. Também no segmento de escritórios e imobiliário comercial é antecipada uma evolução positiva, com os investidores a mostrarem ainda apetite por novas tendências, como o coliving, residências de estudantes ou coworking. O turismo continua a atraiar as atenções dos investidores, sobretudo em hotelaria e restauração, sendo o futuro do alojamento local um pouco mais incerto pelo novo enquadramento legal e fiscal.

No entanto, existem entretanto outras nuvens, que se tornaram mais negras nos últimos dias, a ensombrar o crescimento do imobiliário e que resultam de medidas no âmbito do Orçamento do Estado para 2020 (OE20). Por iniciativa do Governo ou dos partidos, a Assembleia da República discute agora, por exemplo, alterações aos regimes dos vistos gold e dos Residentes Não Habituais que o setor diz poderem vir a ser propulsores de eventual uma crise imobiliária, afetando o próprio desempenho da economia nacional. As notícias imobiliárias que vão chegar nos próximos tempos vão ser (ainda mais) importantes.

Para já deixamos-te com um conjunto de artigos que compilámos para este guia e que ajudam a entender melhor o que esperar do imobiliário em 2020.

Imobiliário continuará de boa saúde em 2020 – mas porquê? Especialistas explicam
Lisboa é uma das 10 das melhores cidades europeias para investir em imobiliário em 2020
Habitação continuará “quente” em 2020
“Ainda há espaço para muita habitação no país, sobretudo produto para portugueses”
Governo prepara plano para atrair investidores a construir e promover casas a preços acessíveis
Comprar ou vender casa em 2020: seis aspetos a ter em conta
Preço das casas sobe 4,5% em 2020 e 3% em 2021, prevê Bankinter
“O mercado está a viver um momento excepcional, em número de operações e rentabilidade”
Coliving promete: segmento “alternativo” tem potencial para crescer mais de 25 vezes no país
“2020 continua a ser um ano de oportunidade para escoar os escritórios usados
Mudanças nos vistos gold e regime dos Residentes Não Habituais fazem soar alarmes no setor

Fonte ImoLeite: https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2020/01/28/42233-o-que-esperar-do-imobiliario-em-2020 (07/02/2020)

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS