Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Isolamento térmico: como preparar a casa para o frio

Isolar uma casa termicamente tem muitas vantagens. Para além do conforto, há um retorno do investimento inicial a longo prazo.

isolamento térmico é uma das características mais importantes numa casa: mantém a casa fresca no verão e mais quente no inverno sem ser necessário recorrer a equipamentos de climatização, como é o caso de aquecedores ou sistemas de ar condicionado.

As vantagens são notórias quando o isolamento térmico é tido em conta na construção de uma casa. Não falamos apenas de conforto, mas também em poupanças que podem fazer a diferença no final do mês.

Tirar o melhor partido da casa com isolamento térmico

 A importância dos revestimentos

Existem diversos materiais de construção para isolar casas. Podem ser aplicados na fase de construção ou em posteriores remodelações. No entanto, para garantir uma eficácia que te permita tirar o melhor partido deste investimento, deves ter em atenção a qualidade dos revestimentos. É possível fazer um isolamento térmico interior (paredes, chão e teto) com vários materiais diferentes ou optar por uma solução uniforme como é o caso do microcimento.

Avaliação da situação

Antes de decidires isolar a casa, é importante ter em conta quais são os pontos críticos da habitação. Desta forma, poderás perceber se necessitas de substituir portas e janelas – uma vez que estão em contacto direto com o exterior e são essenciais para o conforto térmico. Se for o caso, deverás ter em conta por exemplo as caixilharias e qualidade do vidro para garantires que esta melhoria é um bom investimento. Se, por sua vez, o problema maior que enfrentas se localiza por exemplo, no telhado, poderás pensar em aplicar um isolamento térmico exterior.

Gtres
Gtres

Vantagens do isolamento térmico:

  • Manter a temperatura: A temperatura não deve sofrer oscilações independentemente da estação do ano. Assim, no inverno o frio exterior não afetará o conforto da casa, assim como no verão calor é impedido de entrar e será mais fácil manter a casa fresca. Um isolamento térmico adequado ajuda a manter a temperatura agradável o ano inteiro.
  • Poupar: Uma casa bem isolada não necessita de sistema de climatização o que permite uma poupança na fatura energética e um melhoramento do certificado energético.
  • Evitar humidades: isolamento térmico de paredes permite que estas se mantenham mais quentes evitando assim as condensações do vapor de água o que reduz o risco de surgirem humidades e mofos nas paredes.
  • Reduzir ruídos: Alguns materiais de isolamento térmicocomo as lãs ou algodão para além de ajudarem a manter a temperatura agradável também ajudam a diminuir os ruídos. É uma boa solução para quem vive, por exemplo, em grandes cidades.
  • Ganhar espaço: Ao isolar locais como sótãos ou caves, permite tornar esses espaços habitáveis, contribuindo assim para o aumento de espaço útil da casa.
  • Valorizar o imóvel: O valor do imóvel aumenta por várias razões. A primeira está relacionada com a eficiência energética que permite recuperar o investimento feito no isolamento térmico.  E uma vez isolada a casa, não serão necessárias intervenções futuras em melhorias.
Materiais para isolar a casa
Unsplash

Materiais para isolar a casa

Os materiais de construção estão sempre a evoluir e por isso, cada vez mais, surgem novos tipos de isolamento térmico que podem ser divididos em três grupos:

  • Minerais – Como o nome indica, este tipo de isolamento é de origem mineral proveniente por exemplo da rocha basáltica. Falamos da lã de rocha, lã de vidro ou espuma de vidro.
  • Orgânicos – O destaque vai para a cortiça, mas também podemos referir fibra de cânhamo ou madeira e provêm de matérias orgânicas como é o caso do sobreiro.
  • Sintéticos – Derivam de matérias primas sintéticas e têm os nomes mais difíceis de pronunciar: poliestireno expandido (EPS), poliestireno extrudido (XPS), entre outros.

É verdade que isolar uma casa é um investimento considerável, mas tendo em conta todas as vantagens, terás um rápido retorno. O isolamento térmico pode fazer toda a diferença e pode ser um processo simples. No entanto, para obter o conforto desejado é preciso detetar os principais problemas e optar por materiais de qualidade.

Fonte ImoLeite: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2021/11/23/49816-isolamento-termico-como-preparar-a-casa-para-o-frio (23.11.2021)

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS