Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Ideias para pintar as paredes da cozinha e dar-lhe nova vida

Se quiseres rejuvenescer a cozinha, o primeiro passo é definitivamente renovar a cor das paredes: eis algumas dicas.
pintar paredes cozinha
Freepik
Matteo Squillante

Matteo Squillante (Colaborador do idealista news)

A escolha da cor para as paredes da cozinha é um elemento-chave para definir o estilo e a atmosfera de um dos espaços mais habitados da casa, ainda mais se quiseres reformá-lo completamente. Se procuras ideias para pintar paredes na cozinha, descobre as tendências mais interessantes que se adaptam a diferentes contextos: do mais clássico ao contemporâneo.

Como escolher a cor das paredes da cozinha?

A escolha da cor para as paredes da cozinha depende de vários fatores que vão muito além da preferência pessoal:

  • Para começar, considera o tamanho da divisão: tons claros podem tornar uma cozinha pequena mais arejada e espaçosa, enquanto cores mais escuras são ideais para divisões grandes – criarão um ambiente aconchegante e sofisticado.
  • Além disso, a luz natural desempenha um papel crucial. Cores quentes podem realçar uma cozinha com pouca luz, enquanto tons frescos combinam perfeitamente com espaços bem iluminados.
  • Outro aspeto a considerar é o estilo dos móveis e os materiais utilizados. Por exemplo, para ilhas ou topos com tampos de mármore ou granito, podes escolher cores que valorizem o grão. Para um visual moderno e minimalista, opte por tons neutros ou monocromáticos.
pintar a cozinha
Freepik

As cores mais populares para paredes: ideias e dicas

Quando se decide mudar a cor das paredes, tem que se pensar no futuro. Portanto, é necessário perguntar se o novo estilo resistirá ao teste do tempo. Para estar no lado seguro, é melhor confiar nas últimas tendências em estilo e cores.

  • Para a decoração clássica, cores neutras como cinza, bege e branco continuam a ser uma escolha segura, oferecendo uma base versátil para qualquer estilo de decoração, permitindo uma combinação fácil com elementos decorativos mais tarde.
  • Se quiseres acrescentar uma sensação mais moderna e vibrante à cozinha, considera usar tons como verde sálvia, azul marinho ou até mesmo coral. Essas cores não só adicionam caráter como também são capazes de influenciar o clima, tornando o espaço mais acolhedor e inspirador.
  • As cozinhas rústicas de alvenaria, por outro lado, prestam-se bem a cores quentes e terrosas, como o castanho ou o verde oliva, que lembram a natureza e criam uma atmosfera acolhedora e caseira.
  • Para cozinhas chiques, cores pastéis como rosa antigo, azul claro ou verde menta são ideais, dando um ar romântico e delicado.

De qualquer forma, o sucesso está no equilíbrio. Cores vivas podem ser equilibradas com acessórios e móveis em tons mais contidos, e vice-versa.

pintar a cozinha
Freepik

Cores vivas para a cozinha: aqui estão as principais

Cores claras e brilhantes não só amplificam a perceção do espaço, mas também ajudam a criar uma atmosfera serena e acolhedora. O branco, por exemplo, é um clássico atemporal que dá brilho e se adapta a diferentes estilos de mobiliário, do moderno ao rústico. Outros tons como creme ou bege oferecem um aconchego “sofisticado” e são facilmente combinados com outros elementos decorativos.

O efeito de cores pastéis como azul céu ou verde menta não deve ser subestimado, que além de refletir a luz, introduzem um toque de cor delicada e fresca. Para quem quer um ambiente mais animado, pode optar por tons de cor mais intensos, como um amarelo-limão ou laranja suave, que pode ser usado para pintar parte da parede ou para detalhes decorativos.

pintar a cozinha
Freepik
Fonte: https://www.idealista.pt/news/decoracao/espacos/2024/02/08/61132-ideias-para-pintar-as-paredes-da-cozinha-e-dar-lhe-nova-vida
NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS