São um dos “males” das casas mais antigas. Felizmente, em construções novas, normalmente não há muitos corredores, apesar de servirem para comunicar alguns espaços com outros. A melhor solução para estes espaços da casa é integrá-los em outros, como a cozinha, sala ou quartos.
Isso pode não ser uma solução para quem vive em casas arrendadas, por exemplo, e não pode modificar as estruturas. Ou então porque simplesmente a pessoa não quer fazer obras – que geralmente podem ser uma dor de cabeça.
É por isso que hoje vamos deixar-te algumas ideias chave de como decorar um corredor estreito e escuro para dar-lhe um bom ‘facelift’.
- Se for um corredor longo e estreito e com tetos altos, podes aproveitar o espaço em cima para colocar candeeiros apelativos.
- Se o espaço for escuro, podes brincar com a iluminação do chão, de uma parede ou iluminando uma linha de teto. Sempre que possível, a luz natural é melhor e isso pode ser conseguido, por exemplo, colocando grades que dão para os divisões com luz, retirando uma porta de madeira e colocando-a envidraçada, por exemplo, ou um painel ripado. Outra possibilidade é abrir uma janela alta e horizontal o mais próximo possível da entrada de luz.
- Uma boa maneira de expandir o espaço é eliminar as portas de passagem, assim fará com que essa área pareça maior. Quanto às cores, o melhor se o espaço não tiver luz natural é o branco, que dá sempre amplitude.
- Colocar tapetes: é um dos recursos mais utilizados, pois geram aconchego e elegância naquele espaço de passagem.
- É aconselhável colocar muitos quadros e decorações nas paredes? Em qualquer filme de Woody Allen, verás um corredor de apartamentos em Nova Iorque carregado de fotos. É recomendado? Se o corredor for realmente estreito, pode não ser o mais aconselhável, pois sobrecarregarás aquele espaço limitado e também não terás perspetiva suficiente para contemplar as fotos ou pinturas.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/11/14/60241-ideias-para-decorar-corredores-estreitos-e-o-que-evitar