Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Dicas para preencher os cantos vazios da sala de estar

O espaço da sala de estar nem sempre é usado com perfeição – descobre alguns truques para melhorar os cantos vazios.
decorar a casa
Pexels
Matteo Squillante

Matteo Squillante (Colaborador do idealista news)

Muitas vezes na casa existem alguns cantos que não podem ser preenchidos com móveis e acessórios de decoração. Isso significa deixar lacunas que poderiam ser feias, mas como corrigi-las? Especialmente na sala de estar, que é a divisão “símbolo” da casa, existem muitas soluções para superar o problema. Descobre, então, como mobilar cada cantinho da sala de estar.

O que colocar entre o sofá e a parede da sala

Está tudo certo em deixar um espaço entre o sofá e a parede – contudo, esse espaço pode ser aproveitado. Encontrar uma solução é fundamental para maximizar os metros quadrados e criar um ambiente harmonioso na sala de estar.

Uma solução pode ser a adição de uma estante, que oferece não apenas um toque estético, mas também uma solução prática para dar um tom na sala. Livros, itens de decoração e plantas podem encontrar um lugar nas prateleiras, ajudando a personalizar a sala de estar.

Outra opção é a inclusão de uma poltrona ou otomana, símbolos por excelência do relaxamento doméstico. Estes elementos podem ser acompanhados por um candeeiro de chão, que proporciona o ambiente certo para ler ou relaxar. Lembra-te de escolher tecidos e materiais que combinem com o restante do móvel, para um resultado esteticamente consistente e agradável.

sala de estar
Freepik

Como mobilar um cantinho da sala com plantas

Integrar plantas na decoração da sala de estar não só acrescenta um toque de verde e frescor ao quarto, mas também ajuda a melhorar a qualidade do ar. Para potencializar um ponto vazio com plantas, é importante selecionar espécies que se adaptem ao clima interno e à quantidade de luz natural disponível. Plantas como Ficus, Sansevieria ou samambaias são escolhas populares devido à sua capacidade de prosperar mesmo em ambientes fechados e aquecidos.

Nesse sentido, a escolha do vaso é muito importante: considera comprar elementos que se integrem com o restante do móvel. Vasos de cerâmica ou terracota certamente adicionarão um toque rústico, enquanto opções em materiais modernos, como betão ou metal pintado, oferecem um visual mais contemporâneo. Nada impede que cries uma composição também, optando por plantas de diferentes alturas e folhagens, mantendo assim um certo contacto com a natureza mesmo dentro das paredes da casa.

sala de estar
Freepik

Ampliar quartos com espelho

Um truque clássico do design de interiores é usar espelhos para preencher vazios e dar a impressão de amplitude. Espelhos decorativos com molduras claras podem ser uma escolha elegante, adicionando um toque de estilo sem pesar visualmente a divisão.

Além disso, os espelhos colocados na frente das janelas podem refletir a luz natural, melhorando ainda mais a iluminação geral da sala. Nesse sentido, podes optar por um espelho de piso ou um espelho de parede: o importante é que ele combine corretamente com o restante do móvel.

sala de estar
Freepik

Um canto para as paixões: música ou leitura

Não há nada mais bonito do que cultivares as tuas paixões. Criar um cantinho de música ou leitura na sala de estar pode transformar cantos vazios em espaços funcionais e acolhedores.

  • Para um canto de música, podes optar por suportes de chão ou parede nos quais colocar instrumentos musicais.
sala de estar
Freepik
  • Por outro lado, a adição de uma estante, prateleiras de parede ou uma poltrona confortável é suficiente para criar um recanto de leitura. Personalizar esses espaços com detalhes decorativos, como tapetes obras de arte, pode dar um toque de personalidade, transformando pontos mortos numa área de relaxamento.
sala de estar
Pexels
Fonte: https://www.idealista.pt/news/decoracao/espacos/2024/02/05/60701-dicas-para-preencher-os-cantos-vazios-da-sala-de-estar
NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS