Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Dia da Internet Mais Segura: cuidados a ter com as compras online

Deco aconselha pagamento à cobrança, por referência multibanco, ou ainda utilizar o sistema de pagamento MBWay, MBNet ou PayPal.

A prática de fazer compras online ganhou força nos últimos tempos, sobretudo após o inesperado surgimento da pandemia da Covid-19, em 2020. Uma tendência que veio para ficar e que conquistou os portugueses, mesmo os que pareciam estar mais “desconfortáveis” com o comércio eletrónico. Há, no entanto, cuidados a ter, sobretudo relacionados com a segurança dos pagamentos. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta, precisamente no dia em que se assinala a 20º edição do Dia da Internet Mais Segura (SID).

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Li nas notícias que hoje se celebra o dia da internet segura. Sou um adepto das compras online e fiquei preocupado com a questão da segurança dos pagamentos. Que precauções devo tomar para não correr riscos?

Como referes, esta terça-feira assinala-se a 20º edição do Dia da Internet Mais Segura (SID). Este dia foi estabelecido com o propósito de promover a utilização segura da internet por todos os consumidores, inclusive aqueles que optam pelo comércio eletrónico e que necessitam estar bem informados sobre possíveis riscos neste comportamento de compra à distância.

A tua preocupação com os pagamentos online é muito pertinente já que este é o maior desafio para a confiança dos consumidores.

A Deco aconselha-te a optares pela utilização do método de envio com pagamento à cobrança ou pelo método de pagamento por referência multibanco, ou ainda utilizar o sistema de pagamento MBWay, MBNet ou PayPal, que permitem o pagamento através de cartões temporários ou de uma carteira virtual. Em qualquer uma destas opções, estarás a evitar a transmissão dos teus dados reais de pagamento ao vendedor.

Se nenhuma destas opções estiver disponível, deves garantir a segurança e credibilidade do site antes de introduzires os dados do teu cartão de crédito ou de débito e não deverás realizar o pagamento fora do site ou plataforma na qual pretendes realizar a compra. Esclarecemos que efetuado o pagamento no site ou plataforma assegurarás um controlo, registo e responsabilidade por parte do operador do sistema caso se verifique alguma falha.

Como fazer pagamentos de compras online em segurança
Foto de Daria Nepriakhina ?? na Unsplash

Deverás também garantir que os teus dados de pagamento não são introduzidos em computadores públicos ou em redes de internet públicas ou abertas, pois podem ser captados por terceiros. Em alternativa, podes optar pela utilização de redes móveis ou redes WiFi com o certificado de segurança WPA2 e garantir que o teu dispositivo possui as mais recentes atualizações de segurança.

Terminamos reforçando a importância de comprares em sites de reconhecida credibilidade e que possuam um sistema de encriptação dos dados. Poderás fazer esta verificação através do prefixo “https” na barra de endereço do site.

*Conta com o apoio do Gabinete de Proteção Financeira através do número de telefone 21 371 02 38 ou do email gas@deco.pt. Visita o nosso site e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Fonte ImoLeite: https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2023/02/07/56613-dia-da-internet-mais-segura-cuidados-a-ter-com-as-compras-online (07.02.2023)

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS