Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Como proteger o sofá do cão? Estes métodos são infalíveis

Com os dias frescos de outono, o cão passa mais tempo em casa. E, por isso, é importante proteger os móveis e o sofá do animal.

Os dias mais frescos e cinzentos convidam a passar mais tempo em casa com o nosso cão. Mas nem todos são bem comportados dentro de quatro paredes. Por vezes, a casa parece um verdadeiro campo de batalha, na qual tentas proteger o sofá, os cortinados, os tapetes e os móveis do teu animal de estimação. Mas resolver esta situação pode ser bem mais simples do que julgas. Neste artigo explicamos como podes proteger a casa do teu amigo de quatro patas com estes remédios.

Cheiros irritantes: como evitar que o cão morda o sofá

Sofá adequado para cães
Canva

Puberdade, ansiedade, stress, uma vida muito sedentária, a necessidade de receber atenção ou a inclinação natural para escavar buracos podem levar o teu amigo peludo a rasgar a cobertura do sofá e destruir por completo as almofadas. Portanto, se quiseres evitar que o cão morda o sofá, terás que tentar entender o que está por detrás do seu comportamento destrutivo e, se necessário, mudar seus hábitos (e talvez organizar uma escapadinha numa praia que permite a entrada de cães, para que o teu amigo possa correr e gastar energia).

Enquanto isso, podes vaporizar o sofá com soluções que libertam odores que incomodam os cães, como é o caso do vinagre, vinho branco e frutas cítricas. Estes cheiros vão afastar o animal do teu sofá.

Como evitar que o cão faça necessidades no sofá?

Como evitar que os cães estraguem o sofá
Canva

Entender a razão pela qual o teu animal de estimação resolve fazer as necessidades no teu sofá é o ponto de partida. E, neste processo, deves até falar com o veterinário, porque o teu cão poderá ter uma patologia que dificulta que ele urine apenas no lugar certo. Mas também pode ser o seu instinto natural de demarcação ou a demonstração de vontade de acasalar num período de calor. Além disso, pode ser um comportamento adotado para receber atenção do dono.

Enquanto tentas perceber porque é que o teu cão resolve urinar no sofá, podes pôr mãos à obra e começar já a protegê-lo. Como? Espalhando no sofá um pouco de gel com óleos essenciais e fragrância de lavanda. Estes cheiros fortes poderão desencorajar o cão de se aproximar da área. Normalmente, isso acontece dentro de uma semana de aplicações constantes e frequentes.

Mudança de pelo: como proteger o sofá?

Cães no sofá
IlSudSiamoNoi

mudança de pelo dos animais é um fenómeno fisiológico que ocorre durante todo o ano e é amplificado na primavera e no outono. Como é um processo natural e não controlável, o melhor mesmo é começar já a proteger o sofá. Como?

  • Coloca uma capa no sofá: de preferência feita de microfibra, um material durável e fácil de limpar, e que possa ir à máquina de lavar roupa;
  • Na hora de lavar os forros do sofá, coloca na máquina de lavar uma esponja para lavar a louça. Esta é uma solução DIY que serve para atrair os pelos aprisionados nos tecidos. Em alternativa, podes comprar um apanhador de pelo especial.
  • Aspira diariamente o sofá: passa também o rolo adesivo ou uma luva de borracha humedecida (o clássico usado para limpeza doméstica);
  • Escova o cão contra o sentido do pelo regularmente para acelerar o processo de mudança de cabelo.

Como proteger os móveis do cão: a fórmula mágica

Cães dentro de casa
Amoreaquattrozampe

Talvez devido à antiga tradição de usar pimenta para persuadir as crianças a não roer as unhas, os humanos são frequentemente orientados a usar essa especiaria para proteger os móveis do cão. Nada poderia estar mais errado: cães e humanos têm sistemas intestinais diferentes e há risco de causar-lhes o retorno dos alimentos do estômago à boca e até infeções no estômago.

Para impedir que o cão roa a madeira dos móveis, podes usar um repelente que consiste em:

  • 240 ml de água;
  • 20 gotas de óleo essencial de eucalipto.

Coloque a solução num vaporizador e agita bem, em seguida, espirra-la nos lugares em que o cão costuma morder. Verás que o cheiro forte do eucalipto vai manter o teu cão longe da área alvo.

Fonte ImoLeite: https://www.idealista.pt/news/decoracao/espacos/2022/09/09/53941-como-proteger-o-sofa-do-cao-estes-metodos-sao-infaliveis (09.09.2022)
NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS