Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Como preparar a casa para o regresso às aulas

Aplicar o método Montessori nos quartos das crianças pode ser uma boa aposta. Explicamos porquê e quais as vantagens.

Artigo escrito por María Jesús Montilla, Head of Product da Hannun

Com o regresso às aulas é importante ter os quartos das crianças prontos para ajudá-las a adaptarem-se novamente à rotina. A organização do espaço e a escolha do mobiliário podem influenciar diretamente a sua motivação e vontade de brincar e estudar, e até melhorar o seu desempenho.

O método Montessori baseado na escuta ativa e focado em dar maior autonomia à criança para tomar aa suas próprias decisões desde o nascimento, tem mostrado inúmeras vantagens no desenvolvimento infantil. Essa filosofia também pode ser transferida para o quarto e disposição dos móveis. Um quarto Montessori permitirá que se sinta mais à vontade, mas também desenvolva as suas habilidades motoras.

Ter os móveis certos, como uma cama de fácil acesso, um guarda-roupa à altura e um ambiente mais aberto e funcional, estimulará as crianças a desenvolver a sua independência e vontade, algo que, sem dúvida, as ajudará no regresso à escola e aos trabalhos de casa.

De acordo com este método educacional, a criança deve ter ao seu alcance tudo o que precisa para as tarefas da vida diária, como lavar ou vestir-se. Para isso, os móveis devem ser proporcionais ao seu tamanho e resistência, permitindo movimentação física e mental. Com base nesses valores, uma alternativa é optar por peças artesanais que se adaptam às necessidades das crianças em diferentes fases de desenvolvimento, feitas com materiais naturais e sustentáveis ​​que as conectam e ligam à natureza.

quartos de criança
Hannun

Ideias-chave para um quarto Montessori em poucos passos

Se desejas montar um quarto Montessori do zero, podes começar por:

  • Ter escada de madeira com vários degraus com os quais as crianças podem chegar onde quiserem;
  • Uma estante com um design simples idealmente em madeira para tenham sempre os seus livros favoritos à mão, podendo pegar-lhes a qualquer momento sem a ajuda de ninguém;
  • Um guarda-roupa adaptado para que aprendam a guardar as roupas e sintam, ao mesmo tempo, que têm o seu próprio espaço;
  • As secretárias e cadeiras adaptadas com uma estética retro são também uma aposta segura na renovação dos quartos das crianças. As suas formas simples, que lembram os móveis de épocas passadas, estimulam a criatividade e a imaginação na hora de realizar as tarefas escolares;
  • As camas tipo cabine também são uma ótima opção a considerar, pois removem barreiras e permitem a livre circulação da criança.

Por fim, é aconselhável complementar a decoração com acessórios e móveis que permitam manter a ordem. Escolhe baús de vime nos quais eles possam guardar os seus objetos e brinquedos. Outros elementos como as almofadas de chão também são uma excelente opção para partilhar momentos com a família e convidar à leitura e ao relaxamento. Por fim, a decoração com tapetes e almofadas ao pé da cama feitos de materiais naturais como o algodão dará um toque de personalidade e suavidade a este quarto, permitindo que a criança se movimente livremente e saia da cama segura de choques e quedas.

Fonte ImoLeite: https://www.idealista.pt/news/decoracao/espacos/2022/09/07/53901-como-preparar-a-casa-para-o-regresso-as-aulas (07.09.2022)

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS