Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Como mobilar um open space? Guia para evitar erros

Na hora de mobilar um espaço há que pensar em ajustar o mobiliário e a decoração à área disponível. Ajudamos-te a fazê-lo.

Onde colocar a mesa num open space? Como dividir a zona de refeições da zona de estar? Que técnicas ajudam a fazer com que uma sala muito pequena pareça maior e mais luminosa? Por fim: como mobilar um open space? Deixamos-te alguns conselhos.

Como organizar um open space

Em primeiro lugar, para organizar um open space da forma correta, é necessário que te concentres em 3 pontos essenciais:

  • Qual a área da sala que mais utilizas: se gostas de cozinhar e tens frequentemente convidados para jantar, precisarás de uma sala de jantar mais espaçosa; inversamente, se gostas mais de convívios, precisas de uma sala de estar maior;
  • Quanto espaço tens disponível: considera substituir os radiadores por piso radiante para recuperar espaço na sala, e mobilar a sala de estar com um sofá linear se não tiveres a possibilidade de mobilar com um sofá com chaise-longue;
  • Melhoramento do quarto: se o quarto for muito pequeno, mobilá-lo com cores claras, espelhos e projetores. Ajudarão a tornar o open space mais atrativo e a fazê-lo parecer maior e mais brilhante.

Onde colocar uma mesa num open space

casas pequenas
Créditos: Tramontin Arredamenti

A disposição da mesa tem também um papel importante na organização do espaço de um open space. Onde está melhor colocada?

  • Atrás do sofá, em paralelo, a uma distância de pelo menos 1 metro;
  • Em paralelo, em frente do lado mais longo de uma ilha ou península de cozinha (sempre respeitando as distâncias);
  • Junto a uma ilha de cozinha ou península, do lado mais curto, como uma extensão.

No terceiro caso, o compromisso entre estética e funcionalidade é conseguido escolhendo uma mesa separada em vez de integrada, para que possa ser deslocada se necessário.

Como mobilar um open space com cozinha e sala de estar

open space
Créditos: Canva

Passemos agora a exemplos concretos: como mobilar uma cozinha e uma sala de estar em planta aberta? Como dividir bem os espaços da sala de estar? Com estantes e mobiliário de designer, um esquema muito útil para melhorar a privacidade e tornar as duas áreas de refeições e relaxamento (quase) independentes.

Como mobilar um open space retangular

salas de jantar
Créditos: Canva

Para mobilar corretamente um open space retangular, podemos organizar a zona de estar e de jantar em dois lados opostos. No entanto, será necessário quebrar a linearidade da sala.

Para o fazer, tens à tua disposição:

  • placa de gesso: perfeito se o objetivo for esconder a kitchenette;
  • tapete: as suas geometrias ajudam a separar visualmente os espaços;
  • holofotes e lâmpadas: podes utilizar luzes de ambiente para delimitar a zona de estar e lâmpadas pendentes por cima da mesa para identificar a zona de jantar.

Como mobilar um open space quadrado

cozinhas americanas
Créditos: Canva

gesso cartonado é também a solução ideal para enriquecer uma sala e mobilar um open space quadrado. De facto, ao aumentar o número de paredes sobre as quais colocar mobiliário, é possível obter uma zona de estar bem definida e criar um espaço para encaixar o forno e o frigorífico, o oposto perfeito das unidades de fogão, base e parede.

Como fornecer um open space longo e estreito

decoração moderna
Créditos: Canva

Por último, falamos de mobilar um open space longo e estreito, aquele a que se deve prestar mais atenção.

Uma boa regra é não colocar mobiliário ao longo das paredes, para evitar realçar a forma da sala. Assim, deves:

  • Utilizar a parede mais curta e sem janelas como ponto focal para o arranjo do mobiliário;
  • Dispor a televisão na parede escolhida;
  • Em linha, no centro da sala, colocar o sofá, a mesa de jantar e a cozinha.

Fonte ImoLeite: https://www.idealista.pt/news/decoracao/espacos/2022/12/05/55149-como-mobilar-um-open-space-guia-para-evitar-erros (06.12.2022)

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS