Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Bairros Digitais: programa vai chegar a 25 mil lojas no país

Objetivo é aproximar o comércio das tendências do consumidor, cada vez mais tecnológico. Investimento será de 52,5 milhões.
bairros digitais
Foto de cottonbro studio no Pexels
Lusa

programa Bairros Comerciais Digitais, iniciativa promovida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que pretende dinamizar o comércio de proximidade, vai abranger 25 mil estabelecimentos comerciais espalhados pelo país.

Durante a sessão de apresentação do programa, no Palácio da Bolsa, no Porto, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, revelou que das 160 candidaturas submetidas a concurso, 95 foram aprovadas, abrangendo 25 mil estabelecimentos comerciais.

Nuno Fazenda esclareceu que o programa, que visa dinamizar este “setor estratégico” e que tem uma dotação de 52,5 milhões de euros, deverá, em breve, ser reforçado com 25 milhões de euros, estando neste momento o Governo a aguardar a aprovação da Comissão Europeia.

O programa, que tem como propósito “valorizar o comércio de rua e dinamizar polos comerciais de proximidade”, beneficia também residentes e visitantes, ao aproximar o comércio das tendências do consumidor que é cada vez mais “exigente, informado, ecológico e tecnológico”.

A região Norte lidera os projetos aprovados, seguindo-se a região Centro, de Lisboa, Algarve e o Alentejo, adiantou o secretário de Estado.

O que são os Bairros Comerciais Digitais?

A criação de plataformas online com oferta comercial local, de pontos de acesso à Internet, de gestão de venda e de entrega de encomendas, de sistemas de gestão de tráfego, de aplicações para processos de compra mais ágeis e de um espaço público mais qualificado e tecnológico são algumas das soluções que vão ser implementadas em diferentes cidades do país.

Também presente na sessão, o ministro da Economia, António Costa Silva, destacou que o programa é “um dos maiores investimentos que o país fez no setor do comércio”. “A digitalização é uma das alavancas mais impactantes”, considerou o ministro.

Já o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, destacou a necessidade de se apostar no setor do comércio, o qual, disse, “tem uma importância primordial”. “Em boa hora o programa foi criado pelo Governo”, referiu.

À semelhança de António Cunha, também o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, enalteceu e saudou o Governo pela criação do programa que, considerou, “uma iniciativa meritória”.

“O comércio tradicional e turismo representam o pulsar socioeconómico das nossas vilas e cidades”, referiu o autarca do Porto, município que viu aprovados dois projetos (Baixa digital e Bombarda digital).

A medida Bairros Comerciais Digitais tem como objetivo promover a digitalização da economia, quer através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, quer pela sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários, de acordo com o IPAMEI.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/lojas/2023/09/15/59494-bairros-digitais-programa-vai-chegar-a-25-mil-lojas-no-pais

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS