Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Avaliação de imóveis: o que é e para que serve uma vistoria imobiliária?

As vistorias imobiliárias facilitam a compra ou vende de casa, a criar um seguro, a fazer obras ou mesmo em processos judiciais.
Avaliação imobiliária
Freepik

As transações imobiliárias são algo que deve ser realizado com cuidado e para que os processos sejam efetuados com o máximo sucesso, é necessário conferir que os imóveis estão em condições perfeitas. Se pensas comprar ou arrendar um imóvel, considera verificares o estado da casa de antemão através de uma vistoria imobiliária.

Vistoria imobiliária: o que é ?

Uma vistoria imobiliária é um processo de inspeção e avaliação, de forma detalhada, de um imóvel, sendo este uma casa, apartamento, terreno, edifício comercial ou qualquer outra propriedade.

vistoria imobiliária é levada a cabo quando se coloca a possibilidade de comprar, arrendar ou vender o imóvel em questão, visto que, através da vistoria, serão identificados possíveis problemas de manutenção, defeitos nas infraestruturas ou danos estruturais que possam impossibilitar a transação imobiliária.

Quaisquer transações imobiliárias requerem uma vistoria de forma a evitar possíveis gastos ou conflitos desnecessários entre os compradores e vendedores. Esta deve ser feita antes de serem entregues as chaves do imóvel e no momento da sua devolução, para confirmar que o imóvel se mantém no mesmo estado de quando foi arrendado.

vistoria imobiliária
Pexels

Para que serve uma vistoria imobiliária?

inspeção detalhada de um imóvel é realizada por um profissional qualificado, seja um avaliador imobiliário, um perito, engenheiro, arquiteto, ou por uma empresa especializada em vistorias imobiliárias. Com a vistoria, o estado geral do imóvel é avaliado e são documentadas as condições atuais da propriedade registadas num relatório, de forma completa e detalhada. A vistoria imobiliária é recomendada para diversos fins:

Compra e venda

Faz todo o sentido avaliar o estado do imóvel que pretendes comprar ou vender antes de tomares a decisão final. É essencial ser feita uma vistoria para identificar eventuais problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, entre outros. Consoante o relatório da vistoria, poderás negociar certos ajustes do preço do imóvel consoante as suas condições.

Arrendamento

Num processo de arrendamento, uma vistoria é importante tanto para os senhorios como para os arrendatários. Considera teres uma vistoria no início e no final do contrato de arrendamento para confirmar que o imóvel se mantém no mesmo estado e que tudo correu dentro dos conformes.

Seguros

Quando pretenderesfazer um seguro da casa, relembra-te que certas companhias de seguros podem exigir uma vistoria para avaliar o estado do imóvel antes de emitirem uma apólice de seguro residencial. O que ajudará a determinar o valor final do prémio e todas as coberturas necessárias por parte do seguro.

vistoria imobiliária
Pexels

Avaliação Patrimonial

De forma a ser determinado o valor de mercado do teu imóvel, uma vistoria pode ajudar muito. Esta vai avaliar o estado do imóvel e dar-te-á o valor da propriedade para que possas avançar com transações imobiliárias e comerciais e com processos de financiamento imobiliário.

Manutenção ou obras

Se desejas fazer obras profundas ou reformas no teu imóvel, uma vistoria é uma boa solução antes de avançares com o projeto de reforma. A vistoria irá identificar as áreas que precisam de atenção e ajudará a planear os custos necessários para as obras e que melhorias precisam de ser feitas.

Se estiveres numa situação de herança, de refinanciamento ou de divisão de bens, a vistoria imobiliária também é considerada útil para que o teu imóvel seja avaliado de forma justa e correta.

Tipos de vistorias de imóveis: quais são?

avaliação de imóveis
Pexels

Tens à disposição diversos tipos de vistorias de imóveis, cada uma com um objetivo específico e realizada em diferentes situações. Escolhe a que melhor se adaptará ao teu imóvel e situação atual:

Vistoria de compra e venda

A vistoria de compra e venda é realizada pelo comprador antes de adquirir uma propriedade ou pelo vendedor, antes de colocar à venda a propriedade.

Vistoria de arrendamento

Esta vistoria serve para o locatário documentar o estado atual da propriedade antes de decidir arrendá-la, evitando futuros problemas com o inquilino e de forma a assegurar um contrato de arrendamento claro e realista.

Vistoria de saída

Quando um contrato de arrendamento chega ao fim, o locatário pode – e deve – pedir uma vistoria de saída de forma a confirmar possíveis danos ou desgastes que ocorreram durante o período de locação. Desta forma, a caução fica assegurada e pode ser usada para eventuais reparações ou obras.

Visitar imóvel
Freepik

Vistoria de garantia de construção

Posteriormente a uma nova construção, é aconselhado fazer-se uma vistoria de garantia de construção para assegurar que não há problemas nem defeitos de construção no novo imóvel.

Vistoria de manutenção preventiva

Como o nome indica, esta vitoria serve para que, periodicamente, sejam realizadas avaliações para conferir a prevenção da manutenção do imóvel, de forma a que possíveis alterações ou arranjos necessários não se tornem maiores e mais dispendiosos com o passar do tempo.

Vistoria de avaliação

Este tipo de vistoria imobiliária é feita por um avaliador imobiliário quando se pretende determinar o valor de mercado de um imóvel. Seja para transações de compra, venda ou arrendamento, financiamento, impostos, seguros ou outras finalidades.

Vistoria de seguro

Certas companhias de seguros podem pedir a realização de vistorias para avaliar o risco, recolher dados e avaliar as condições do imóvel, com o objetivo de determinar os prémios de seguro de propriedades.

Vistoria judicial

Em casos legais, as vistorias judiciais podem ser realizadas por especialistas com o intuito de fornecer provas, informações ou esclarecimentos em processos judiciais como disputas de propriedade ou questões de responsabilidade por danos.

Como fazer avaliação de um imóvel?

compra e venda
Pexels

avaliação de um imóvel envolve vários passos que acabarão a determinar o seu valor de mercado atual. É importante que sigas alguns passo chave para evitar que peças preços acima ou abaixo do seu valor real e que possam causar imprevistos no processo de venda ou arrendamento.

1. Contrata um avaliador profissional

avaliação de imóveis é geralmente realizada por avaliadores imobiliários profissionais. Opta por escolheres profissionais que tenham conhecimento e experiência em avaliação de propriedadespara que tenhas a certeza que a avaliação é real e fidedigna.

2. Recolher dados e informações

O avaliador irá reunir uma ampla variedade de informações sobre a propriedade que está a ser avaliada, o que inclui a sua localização, dimensões, idade, condições estruturais, necessidades de reforma, características especiais, qualidade dos materiais de construção, infraestrutura próxima, e outras informações relevantes e necessárias para avaliação.

3. Análise comparativa de mercado

É importante, ao avaliar-se um imóvel, comparar-se o preço e características do mesmo com outros  imóveis semelhantes no mercado. Assim, será mais fácil determinar um preço justo com base na análise comparativa das transações de mercado imobiliário.

4. Cálculo do valor do imóvel

Depois de todos os dados e informações recolhidas, e após a análise comparativa, o avaliador irá calcular o valor de mercado do imóvel em questão.

avaliação de imóveis
Pexels

5. Relatório final

O avaliador irá elaborar relatório de avaliação final, onde irá incluir todas as informações recolhidas, análises realizadas, o valor final do imóvel e outras possíveis informações importantes para a avaliação do imóvel. Este relatório é o documento pode poderás usar em quaisquer transações imobiliárias ou para outros fins legais.

6. Revisão e Aprovação

A redação do relatório final não é o último passo no processo de avaliação. Depois de elaborado o relatório, este seguirá para revisão e aprovação por instituições financeiras ou órgãos reguladores. Assim que estiver aprovado, a avaliação do teu imóvel estará concluída.

As vistorias podem ser úteis numa série de situações e ajudar todas as partes presentes em diversas transações imobiliárias, e vale a pena o investimento.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/10/27/59553-avaliacao-de-imoveis-o-que-e-e-para-que-serve-uma-vistoria-imobiliaria

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS