Notícias

Veja as novidades sobre a Mediação Imobiliária e alguns conselhos que poderá usar na altura de compra, aluguer ou venda do seu imóvel.

Crédito para a compra de casa volta a acelerar

A concessão de crédito à habitação continua a acelerar. Em novembro do ano passado os bancos concederam 822 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP). Trata-se de uma subida de cinco milhões de euros face a outubro e de mais de 30 milhões de euros em relação a setembro.

Os bancos emprestaram mais de 8,9 mil milhões para a casa entre janeiro e novembro do ano que agora terminou – feitas as contas são quase 812 milhões por mês, escreve o Dinheiro Vivo. Ainda assim, e apesar da “torneira” continuar aberta, o ritmo de subida abrandou em julho, na sequência do travão imposto pelo BdP.

Em causa estão três medidas preventivas, sob a forma de recomendações, através das quais o regulador pretende impedir que a banca assuma riscos excessivos na concessão de novos créditos, e prevenir as situações de incumprimento.

Foram impostos limites à taxa de esforço, para que as famílias não assumam encargos superiores a 50% do seu rendimento líquido mensal, e limites ao valor do crédito face ao imóvel dado em garantia, ou seja, nos novos créditos para compra de casa o crédito não pode exceder 90% da avaliação que foi feita. Ainda uma terceira medida que coloca limites à maturidade dos empréstimos, que não podem exceder o prazo de 40 anos.

NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva!

CONTACTE-NOS